Ementa

BTC 410025 – Processos Biotecnológicos (02 créditos)
Descrição do processo fermentativo genérico. Noções de estequiometria. Cinética enzimática e microbiana. Tecnologia dos biorreatores. Processos de separação e recuperação em biotecnologia. Discussão de bioprocessos industriais.

BTC 410004/BTC 510001 – Infecção e Imunidade (04 créditos)
Interação patógeno-hospedeiro, Metodologias de estudo biológico (celular e molecular) de patógenos (Isolamento, preservação diagnóstico e caracterização biológica e molecular), Métodos de avaliação de atividade biológica (compostos naturais e sintéticos), Resposta imune inata e adaptativa, imuno-regulação, imunidade contra microrganismos, métodos imunológicos para diagnóstico de infecções, Anticorpos Monoclonais, Citometria de Fluxo: Princípios e Métodos, Vacinas: Desenvolvimento e Avaliação da Eficácia, Papel do NO na defesa contra parasitas e células tumorais, Papel dos nitrosotióis e da interação do NO e de espécies ativas de oxigênio na fisiologia e na patologia. Papel do NO no choque séptico. Geração de espécies reativadas de oxigênio em sistemas biológicos. Mecanismos celulares de defesa contra as espécies reativas de oxigênio: antioxidantes enzimáticos e de baixo peso molecular. Avaliação do potencial antioxidante de substâncias isoladas e/ou misturas complexas. Envolvimento de radicais de oxigênio nos processos de inflamação.

BTC 410017/BTC 510015 – Produtos Naturais e Quimiobiotecnologia Aplicada(02 créditos)
Produtos naturais e compostos derivados: estado da arte (histórico, potenciais e riscos). Metabólitos secundários vegetais: vias de síntese, acúmulo, transporte e degradação. Bioprospecção: análise e exploração da biodiversidade vegetal terrestre e marinha como fonte de compostos de interesse biotecnológico. Quimiobiotecnologia aplicada: estado da arte e determinação do potencial de biomassas como fonte de compostos de importância industrial (farmacêutica e alimentar) – Projeto teórico-prático: desenvolvimento de produto(s) e/ou processo(s) biotecnológico(s) de interesse às indústrias farmacêutica e de alimentos.

BTC 510030 –  EmpreendedorismoInovação Tecnológica e Propriedade Intelectual (03 créditos)
Propriedade Intelectual. Histórico, Conceito e Legislação Nacional e Internacional. Sistemas de Patentes e Estudo de caso. Empreendedorismo. E Inovação. Conceito, Características e Importância no contexto da sociedade contemporânea. Uso de bancos de dados de Propriedade Industrial como fonte de inovação. Desenvolvimento de plano de negócios na área de Biotecnologia. Estudo de caso.

 BTC 3659 Biologia Molecular e Biotecnologia de Leveduras (02 créditos)

Características fisiológicas, metabólicas e genéticas das leveduras. Métodos de analise molecular de leveduras: genoma, transcriptoma, proteoma, metaboloma. Crescimento fermentativo versus oxidativo. Regulação da fermentação. Manipulação genética e otimização de processos fermentativos.

BTC 3676-002 – Biotecnologias de fungos e organismos marinhos para uso agrícola (02 créditos)
Utilização de fungos para o controle de insetos-praga e fitopatógenos. Potencial biotecnológico de algas e cianobactérias na agricultura. Uso biotecnológico de substâncias derivadas de crustáceos (quitina e quitosana). Defensivos agrícolas baseados em microrganismos. Indução de resistência em plantas contra insetos e patógenos. Legislação de produtos fitossanitários naturais.

BTC 410019/BTC 510017 – Microorganismos de Importância Biotecnológica(03 créditos)
Microrganismos na Biotecnologia Médica: microrganismos utilizados para produção de biomoléculas; vírus e bactérias como vetores vacinais; terapia gênica. Microrganismos na Produção Agrícola e Aplicação Ambiental: microrganismos no controle biológico na agricultura; microrganismos na produção agrícola (biofertilização e bioestimulação); biorremediação; biomineração; tratamento de resíduos (biodegradação). Microrganismos na Indústria Alimentícia: microrganismos envolvidos na produção de alimentos derivados da fermentação láctica e alcóolica; microrganismos na produção de químicos especiais e aditivos alimentares; microrganismos como fonte de alimento.

BTC 410020/BTC 510018 – Métodos Clássicos e Avançados de  Diagnóstico em  Virologia (03 créditos)
Replicação de vírus de genomas RNA e DNA, imunologia das infecções virais, métodos de diagnóstico em virologia: métodos imunológicos, moleculares e de cultura celular.

BTC 410024/BTC 510022 – Genotipagem de Microrganismos (02 créditos)
Técnicas, ferramentas e metodologias disponíveis para a genotipagem de microrganismos baseadas em PCR, hibridização e sequenciamento de DNA. Ferramentas de bioinformática para análise in silico de genótipos.

BTC 410022/BTC 510020 – Biotecnologia Farmacêutica (02 créditos)
Fundamentos da biotecnologia farmacêutica. Obtenção de produtos derivados de sistemas recombinantes ou de culturas celulares. Produção de interleucinas, interferonas e anticorpos para diagnóstico e terapêutica. Desenvolvimento de vacinas. Tópicos de interesse em biotecnologia farmacêutica.

BTC 3610 – Tópicos Especiais em Biotecnologia e Biociências
Disciplina abordando tópicos avançados segundo a especialidade de professores visitantes. O número de créditos será estabelecido em função do número de aulas.

ECO 3400 – Estatística (03 créditos)
Amostragem, coleta de dados. Tipos de variáveis. Apresentação gráfica e tabular de dados. Medidas de tendência central e dispersão. Testes de hipóteses, intervalos de confiança. Testes paramétricos: teste ‘t’, análise de variância. Testes não paramétricos: qui-quadrado, teste U. Regressão e correlação.

EST 3333 – Estágio de Docência (01 a 04 Créditos)
Define-se como estágio de docência a participação do aluno de pós-graduação em atividade de ensino da UFSC, constituindo uma complementação da formação pedagógica. Tais atividades compreendem a ministração de aulas teóricas e práticas; a participação em avaliação parcial de conteúdos programáticos, teóricos e práticos; a aplicação de métodos ou técnicas pedagógicas, tais como estudo dirigido, seminários, etc.

FAR 3007 – Cultura Celular Animal (03 Créditos)
Generalidades sobre células animais e cultivo de células em geral. Técnicas de cultivo de células. Segurança em laboratório de cultura celular. Infra-estrutura: ambiente físico, equipamentos e materiais. Contaminações neste tipo de ambiente. Preparação e esterilização de materiais e soluções necessárias para cultura celular. Manutenção, criopreservação e caracterização de linhagens celulares. Testes de citotoxicidade, genotoxicidade e caracterização de viabilidade celular. Cultivo de linhagens celulares específicas. Anticorpos monoclonais. Hibridização in situ. Citometria de fluxo. Apoptose.